sexta-feira, 29 de julho de 2016

Resenha: Caixa de Pássaros - Josh Malerman

Título Original: Bird Box
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 268
Gênero: Suspense
País: EUA
Onde Comprar:SaraivaSubmarino

Não abra seus olhos. Essa é a frase marcante de Caixa de Pássaros, livro de estreia de Josh Malerman. Perturbador é uma palavra que define o thriller de Malerman, o medo e a própria audição tornam-se os maiores monstros nessa história. E o que pode ser maior do que o medo do desconhecido?

Malorie muda-se com a irmã Shanon para Detroit e lá descobre estar grávida. Ao mesmo tempo, fatos inexplicáveis e inesperados começam a ocorrer ao redor do mundo. As pessoas, ao verem determinada coisa que por falta de conhecimento é chamada de criatura, começam a cometer atos violentos, como enterrar o próprio filho vivo ou arrancar a pele da sua vizinha à dentadas e logo após cometerem suicídio de formas igualmente violentas.

As pessoas começam a se proteger, trancam-se em casa, cobrem as janelas com papelão e cobertores ou tábuas, usam vendas para sair nas ruas. Malorie então procura uma casa onde os sobreviventes estão se abrigando, um local mais seguro. E é ai que a histeria começa. Como enfrentar algo que não conhecemos? Algo que não podemos ver? Como lutar contra algo que não sabemos o que é?

Quatro anos depois, vemos uma Malorie fria, quase como um general, tentando fugir com seus filhos a quem chama de Garoto e Menina da casa em que vivem, agora vazia,  por falta de mantimentos e para encontrar um lugar mais seguro. Eles devem ir pelo rio, vendados e atentos a todo e qualquer som, mas Malorie treinou bem os filhos para utilizar a audição, tão bem que eles podem interpretar até mesmo a sua respiração.

" Será que é o homem enlouquecido? Será que as criaturas rosnam? Será que fazem algum barulho?"

A história se intercala então entre esses dois tempos, no passado, na vivência de Malorie com os cinco sobreviventes na casa para qual ela viaja e na sua jornada pelo rio. Cada momento da história é carregado de extrema agonia e tensão. Pense no que mais lhe dá medo? Um palhaço, uma barata, altura. Agora imagine que esse medo não tem uma definição, não tem uma forma, não tem um nome, você não conhece. É um livro muito sensorial. Os personagens não podem ver, nós leitores não podemos ver, nós sentimos o medo, a tensão, o suspense.

A maior parte do livro se passa na vivência com os sobreviventes e como é interessante observar o convívio em sociedade, em coletividade, num ambiente pós- apocalíptico, os conflitos entre os personagens são reais e nos fazem pensar a que ponto pode chegar o ser humano em uma situação de sobrevivência?

"- Seja o que for - continua Tom -, nossas mentes não conseguem entender. Pelo que parece, as criaturas são como o infinito. Algo complexo demais para nossa cabeça. Sabe?"
Bom, é um livro instigante, com um enredo de tirar a paz, mas com um final controverso. Para quem gosta de histórias bem mastigadas e com o desfecho bem explicado, não deve ler Caixa de Pássaros, esse não é um livro que te dá explicações e informações digeridas. É uma história que te faz pensar, que mexe com o seu psicológico e por isso não é um final que agrada a todos.

                          CLASSIFICAÇÃO: 

Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. 
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

15 comentários:

  1. Ual! Parece o tipo de história que te deixa acordada, pensando no medo... E eu achei isso sensacional! Como foi possível o autor colocar todo esse pavor no livro?! Ainda não li essa história e sua resenha, apesar de ter mais deixado com vontade me deixou com medo haahaha
    Acho que ainda não tô pronta para esse tipo de thriller.
    E parabéns pela resenha, tá super detalhada, explicativa e entendivel!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro thrillers e estou mega curiosa com esse livro desde o seu lançamento. A sinopse sombria e o enredo aterrorizantes me deixaram bastante curiosa quando a trama.
    Quero saber como o autor trabalhou a temática e entrou na mente dos seus leitores. Ainda mais sabendo que é o seu romance de estreia, e que parece ter embarcado nesse mundo literário com o pé direito.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?

    Não sou muito de ler esse tipo de livro, porque sempre sofro muito haha. Mas falam muito bem desse thriller, então, fico bem curiosa. Gosto de desfechos em aberto, que nos deixam loucos atrás de respostas, porque acho que permite ao leitor continuar a história na própria mente. Nas minhas aulas da Letras, aprendi que metade do trabalho de um livro é do autor e a outra metade é do leitor. Não acho um dever do autor entregar tudo mastigado, não. Senão, não faz o leitor pensar, né? E bom mesmo é terminar um livro e ficar com a história na cabeça por dias (os melhores livros fazem isso, acredito) *-*

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot/

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse livro, cheguei a ter crise claustrofóbica e nem importei com o final, pq pra mim o bacana é viajar na imaginação do autor, se eu não fizesse isso não leria meu ídolo S.King. pq ele nem sempre tem uma explicação digamos normal? 😀
    VC mandou bem na resenha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sua resenha! Confesso que comprei esse livro por dois motivos não relacionados com a história: gostei da capa e me falaram que era legal. E ele está lá parado na estante. Sua resenha vai me fazer tirar ele de lá rsrs.

    madminds.weebly.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii, tudo bem?
    Menina confesso que estou louquinha para ler esse livro já, sua resenha despertou muito meu interesse, vários amigos leram e amaram, dica super anotada <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi muitos falar desse livro e não pude deixar de ficar feito doido de atrás! Acabei ganhando de presente e não vejo a hora de ler... Sabe como é, leituras de parceria tem prioridade. ^^

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  8. Depois do livro Eu vejo Kate, não tenho medo de nenhum gênero. Estou namorando com a caba desse livro a um bom tempo, e eu não vejo a hora de colocar minhas mãos nele para tirar as minhas próprias conclusões.

    Att

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem Thaís? Eu ouço falar bastante desse livro e acredito que ele deve ser ótimo, mas eu não sou muito familiarizada com o gênero então vou deixar passar a dica desta vez ok?

    ResponderExcluir
  10. Esse gênero não me atrai, já li muitas resenhas desse livro e infelizmente ele não me conquistou :(
    Beijos

    blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olha eu tenho um amigo que é completamente doido pela história, e até amigo do autor mas sinceramente eu não consigo me conectar com a obra, já tentei ler umas duas vezes, mas ele me da medo, apesar de já terem me falado que não tem nada a temer, então essa dica deixarei passar.
    Ótima resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Esse livro chamou bastante minha atenção no lançamento, adoro suspenses. Mas, pra mim o final tem que ser sim bem explicar e ainda por cima me surpreender hehe então essa leitura não vai ser boa pra mim, infelizmente :(
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Oie
    eu vi várias pessoas elogiando e parece ser muuuuito bom, eu adoro esse estilo de leitura e o enredo está muito legal, bom saber que gostou tanto

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiii
    Adoro esse livro. Eu fiquei totalmente nervosa lendo. parecia que era eu que estava vendada. Agonia resume essa leitura!
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Todo o contexto acaba por colocar o leitor com a perspectiva do personagem sem saber o que temer, aumentando ainda mais a tensão da história. Caixa de Pássaros é uma experiência sensorial.

    http://euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir