quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Resenha: Willow - Julia Hoban



Título Original: Willow
Autor: Julia Hoban
 
Editora: Leya
Páginas: 366
Gênero: Ficção/Romance
País: EUA
Onde comprar: Saraiva

Chocante. Doloroso. Duas palavras que podem descrever a imersão nessa história tão comovente que Julia Hoban criou. Willow fala sobre um tema muito discutido, porém pouco compreendido, a automutilação. O livro traz uma imensa diversidade de sentimentos, além de ser completamente diferente de qualquer coisa que eu tenha lido.



A protagonista é Willow, uma jovem de 17 anos que perdeu os pais em um acidente de carro numa noite chuvosa. Já não bastasse esse fato trágico, era Willow que dirigia. Willow passa a morar com o seu irmão David, sua mulher Cathy e a filhinha deles, Isabelle. Após a morte dos pais, a garota sente-se ignorada pelo irmão e acredita que isso se deve ao fato de que ela dirigia. A partir daí Willow se rende ao que costuma chamar de "mundo seguro", ela corta-se com giletes, a dor física para esquecer a emocional. Até que um garoto aparece em sua vida e descobre seu segredo.

O livro traz vários questionamentos, sobre perda, sobre dor e sobre a luta interna de Willow. Guy, o garoto que descobre seu segredo, é o melhor personagem o livro, com certeza.


 "- Acabo de entender porque alguém quis fazer o primeiro espelho!
Willow piscou surpresa. Isso sem dúvida não era o que ela estava esperando. - Por quê? 
- Eu acho que um homem apaixonado desejava que sua amada soubesse como ela era para ele. Queria que ela fosse capaz de se ver tal e como ele a via". - pág 301

A leitura é rápida, sem muita enrolação, acabei em apenas um dia. O mais interessante nessa história foi descobrir como se sente e o que pensa uma pessoa que pratica automutilação, quais as motivação para tal prática. A explicação desses sentimentos de Willow torna-se tão vívida e tão íntima que nos sentimos intrusos em sua vida, quase envergonhados por presenciar os acontecimentos.
CLASSIFICAÇÃO: 

Sinopse: Sete meses atrás, em uma noite chuvosa de março, os pais de Willow acabaram bebendo muito durante o jantar e pediram a ela que guiasse o carro até em casa. Por uma fatalidade, Willow perdeu o controle do veículo e seus pais morreram no acidente.

Consumida pela culpa, Willow deixa para trás sua casa, amigos e escola e, enquanto tenta retomar a relação de afeto e companheirismo com o irmão mais velho, secretamente bloqueia a dor da perda cortando a si mesma. Mas quando Willow encontra Guy, um rapaz tão sensível e complexo quanto ela, mudanças intensas começam a acontecer, virando seu mundo de cabeça para baixo.Contado de modo cativante e doce, Willow é um romance inesquecível sobre a luta de uma jovem para lidar com a tragédia familiar e com o medo de se deixar viver uma linda história de amor e cumplicidade.

8 comentários:

  1. Oi Thais, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Não conhecia ainda o livro Willow, mas gostei demais viu de tudo que você escreveu sobre ele e e fiquei muito atraída a conhecer essa história.
    A gente sempre ouve falar de histórias de pessoas que se cortam e na escola onde eu trabalhava até tinha uma menina que era assim :(. Seria legal ler esse livro e entender um pouco do que passa na cabeça dessas pessoas!
    Espero ler em breve e gostar bastante.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara, tudo e você?
      O que eu mais gostei na história foi exatamente isso, entender o que se passa na cabeça dessas pessoas, o que desencadeia essa reação. E no livro fica bem compreensível.
      Beijinhos linda.

      Excluir
  2. Olá, leitora nova se apresentando ^^ Como vai?
    Eu adorei sua resenha, não tinha ouvido falar desse livro, mas ele me interessou muito! Apesar do assunto delicado que ele retrata - que por mais tenso que seja me atrai, já que gosto de me aprofundar no psicológico dos personagens - parece ainda ser uma leitura prazerosa, embora talvez estilhace corações. Mais um para a lista inifita de livros para ler *-*
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, bem-vinda :)
      Eu recomendo, realmente dá para se aprofundar bastante no psicológico de Willow, muitas vezes fechei o livro, para dar uma respirada antes de continuar hahaha
      Beijos!

      Excluir
    2. Oi Karina, bem-vinda :)
      Eu recomendo, realmente dá para se aprofundar bastante no psicológico de Willow, muitas vezes fechei o livro, para dar uma respirada antes de continuar hahaha
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Thay! Como vai?
    Adorei a resenha <3 Nunca tinha ouvido falar de Willow e, gente... me deu um pouco de aflição. Também não tinha conhecimento sobre qualquer livro que abordasse esse assunto, que apesar de parecer raro, é comum. Eu tenho uma amiga que se cortava e, ah, é horrível. Viver com isso é horrível, os motivos são horríveis - de dolorosos - e tudo o mais. Fiquei interessada, mas não sei se consigo ler algo tão forte. Apesar disso, anotarei o nome ^^
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol, feliz de te ver por aqui hahaha
      Willow tem uma temática um pouco forte sim, pelo fato de mostrar um momento tão íntimo, tão sofrível quanto esse, mas eu recomendo viu?
      Beijinhos <3

      Excluir
  4. Oi Thay!
    Não conhecia o livro, mas confesso que me interessei bastante. Parece ser um livro com uma carga emocional bastante intensa.
    Não tinha conhecimento de nenhum livro que abordasse o tema "automutilação" e apesar de ser um tema delicado, fiquei curiosa para ver como o autor desenvolve o tema.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir